Notícias

Divulgação dos principais acontecimentos do Município.

SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA ATENDIMENTOS E EXAMES PARA A COVID-19 NA CIDADE

A normativa, que passa a valer nesta quinta-feira (10), altera o fluxo de acolhimento e amplia a oferta de atendimentos e exames relacionados a COVID (para casos suspeitos) em todas as Unidades de Saúde do município.

ADMINISTRADOR ADMINISTRADOR 10/12/2020
SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA ATENDIMENTOS E EXAMES PARA A COVID-19 NA CIDADE

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba acaba de divulgar o novo protocolo clínico de atendimento para a COVID-19 na cidade. A normativa, que passa a valer nesta quinta-feira (10), altera o fluxo de acolhimento e amplia a oferta de atendimentos e exames relacionados a COVID (para casos suspeitos) em todas as Unidades de Saúde do município.
 
A partir de agora, além do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itacuruçá, Muriqui, Conceição de Jacareí e Ranchito também vão oferecer testes SWAB (PT-PCR) e de Sorologia (quando indicado) para diagnóstico da COVID. Os testes serão realizados para casos suspeitos, que já tenham passado por avaliação médica, as quais também serão oferecidas nestas unidades.
 
Nas UBSs os exames serão realizados de segunda a sábado, das 08h às 14h. Se a solicitação for prescrita pelo médico a partir deste horário, o exame será realizado no dia seguinte.
 
Já nas ESFs, o atendimento médico para diagnóstico inicial da COVID-19 continuará sendo oferecido normalmente. Entretanto, nestes locais não haverá oferta de exames. Os testes SWAB e de Sorologia, quando indicados pelo profissional de saúde, serão realizados nas UBSs ou no HMVSB.
 
Vale lembrar que o Hospital Municipal Victor de Souza Breves continua sendo a unidade de referência para atendimento de casos graves da doença.
 
FLUXO DE ATENDIMENTO
 
Com o novo protocolo, todas as unidades de saúde de Mangaratiba - HMVSB, UBSs e ESFs - estarão aptas a realizar o atendimento inicial para diagnóstico da COVID.
 
Qualquer pessoa que estiver com sintomas da doença deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de seu endereço para passar por avaliação médica.
 
Tanto nas ESFs, UBSs ou no HMVSB, quando confirmada a suspeita da doença, o paciente será orientado, notificado e deverá ainda, preencher um termo de responsabilidade de isolamento. Esse documento será pertinente ao paciente e seus familiares, onde todos ficam cientes que deverão cumprir quarentena é só sair de casa em caso de emergência médica.
 
Cabe ressaltar que o protocolo também dá orientações específicas para o caso de prescrição de exames complementares, que ficarão a critério médico.
 
REALIZAÇÃO DOS EXAMES
 
O exame SWAB (PT-PCR), para a eficácia do diagnóstico, só poderá ser realizado entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas.
 
Já os testes sorológicos (rápidos ou sorologia para COVID), quando prescritos, só deverão ser realizados a partir do 10° dia de sintomas.
Logomarca da Prefeitura de Mangaratiba