SAúDE

Saúde Presente nas Ilhas

Equipes de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde estiveram nas ilhas de Itacuruçá, Jaguanum e Jardins, visando identificar possíveis novos casos de COVID-19

Saúde Presente nas Ilhas

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, visando intensificar o combate ao novo coronavírus no município, esteve nesta quinta (18), com equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), nas ilhas de Itacuruçá, Jaguanum e Jardins, realizando uma ação emergencial para identificar possíveis novos casos de COVID-19. As equipes, que são compostas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, realizaram testes rápidos para a doença e exames clínicos básicos.

Durante a ação foram feitos 291 testes rápidos para COVID-19. Dentre os resultados, 280 pessoas testaram negativo para a doença e 11 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Foram realizadas 60 coletas de sangue para hemograma, entre outros serviços.

Para a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, o monitoramento dos casos nas ilhas de Mangaratiba tem um valor muito importante para a estratégia de enfrentamento da pandemia.

“Todas essas ações que estamos realizando nas ilhas do município são muito importantes, pois, só assim conseguimos mapear toda a região e identificar onde está o maior índice de casos de coronavírus, o que nos permite traçar estratégias específicas para esses locais. Além de trazer nossos agentes comunitários de saúde, estamos conscientizando a população das ilhas sobre medidas de higiene pessoal, a importância do isolamento social, do uso de máscaras, e oferecendo serviços básicos de saúde, como um hemograma, por exemplo. Essa é uma forma de trazer saúde até o cidadão e evitar a exposição de cada um a COVID-19", explicou a Secretária.

Somente na última semana, o mutirão da saúde já esteve duas vezes nas ilhas de Itacuruçá e também visitou a Cachoeira I e o Morro São Sebastião, em Muriqui. Na próxima semana, ação seguirá para outros pontos do município.

Informativo da Fazenda

Abrir o Informativo da Secretaria de Fazenda