Notícias

Divulgação dos principais acontecimentos do Município.

SAÚDE

Outubro Rosa: conscientizar é prevenir

O movimento internacional, criado na década de 1990, visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é mais frequente em pessoas do sexo feminino

RAFAELA NEVES RAFAELA NEVES 05/10/2020
Outubro Rosa: conscientizar é prevenir

 
A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, chama a atenção da população para o mês de incentivo a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. O movimento internacional, criado na década de 1990, visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é mais frequente em pessoas do sexo feminino.
 
O que é o câncer de mama?
 
O câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Mas, na maioria das vezes, existem boas respostas ao tratamento e um em cada três casos pode ser curado se descoberto ainda no início.
 
Quais são os principais sinais da doença?
 
Ferida na mama, nódulos aparentes, alterações, secreções escuras, inchaço, pele enrugada e vermelhidão são alguns dos sinais. Vale dizer, que alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico, que é a observação e palpação das mamas por um médico ou enfermeiro.
 
A importância do diagnóstico precoce
 
Quando detectado em fases iniciais, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Por isso, além do autoexame regular, é importante que toda mulher realize consultas periódicas com o médico ou enfermeiro para checar se sua saúde e a saúde das mamas estão em dia.
 
Se perceber algum sintoma ou alguma característica diferente nas mamas, procure o atendimento na Unidade de Estratégia da Saúde (ESF) mais próxima da sua casa.
 
*Esta publicação está de acordo com o artigo 73, inciso VI, alínea b, da Lei Federal 9.504/97 e no artigo 1°. caput e parágrafo 3°., inciso VIII, da Emenda Constitucional 107/2020.
Logomarca da Prefeitura de Mangaratiba