Mangaratiba recebeu nesta quinta-feira (18) mais 1.000 doses da vacina CoronaVac contra a COVID-19. O lote, conforme determinação do Ministério da Saúde, será utilizado para completar a vacinação dos moradores da cidade que tenham 70 anos ou mais. A imunização continuará sendo feita mediante agendamento.
Segundo o Ministério da Saúde, as 1.000 doses entregues hoje vão possibilitar que mais um percentual de idosos na faixa etária dos 70 a 79 anos sejam imunizados. Parte das vacinas também serão utilizadas para aplicar a segunda dose em pessoas com mais de 80 anos.
É importante lembrar que o quantitativo de doses fornecidas ao município até o momento, ainda não é suficiente para atender a população em larga escala. Por isso, a imunização permanecerá sendo feita mediante agendamento e não haverá vacina disponível nos postos de saúde.
As equipes das ESFs continuarão visitando cada idoso cadastrado na rede municipal de saúde para agendar a vacinação. Todos os moradores acima de 70 anos já foram mapeados e devem aguardar a visita do agente de saúde.
Cabe lembrar que toda pessoa a ser imunizada terá data, hora e local para receber a vacina e os que tiverem dificuldades de locomoção poderão receber atendimento domiciliar. A medida visa evitar aglomerações e a exposição da terceira idade ao novo coronavírus.
É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde segue cumprindo o cronograma de vacinação delimitado pelo Governo Federal. Todo o processo de imunização está dentro do previsto e sendo acompanhado diariamente pelo Ministério Público.
ATENÇÃO! Caso ainda haja algum idoso (morador da cidade) que tenha 70 anos ou mais, e não seja acompanhado pelas ESFs do município, basta que algum familiar se dirija até ao posto da Estratégia de Saúde da Família mais próximo e agende a vacinação. É importante levar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência para efetuar o cadastro.